Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Alimentação sem glútem




A primeira ideia que normalmente nos vem à cabeça quando nos deparamos com uma situação em que convidados ou família não podem comer nada com glúten, é que teremos de cozinhar algo diferente para eles. Esta situação piora quando a pessoa que não pode ingerir glúten é uma criança.
Como pai, eu sei quão difícil é ver a cara de desilusão da criança por não poder ter o mesmo que os outros, especialmente quando se fala de festas ou eventos especiais ou dos pratos de que todos gostam. Como cozinheiro profissional vejo-me, muitas vezes, no dilema de ter de preparar um prato específico só para uma minoria de clientes que querem ver servidos os mesmos menus que os outros.
Esta situação pode parecer difícil de ultrapassar, especialmente porque um grande número de receitas usa farinha como base (empadas, tartes, massas, bolos) ou como agente para engrossar (molhos, especialmente Bechamel) ou ingredientes feitos com farinha (pão fresco ou ralado).
Nos dias de hoje, esta situação pode ser facilmente resolvida simplesmente usando farinhas sem glúten, disponíveis nas grandes superfícies ou lojas da especialidade. Algumas vezes estes produtos podem ser dispendiosos ou não disponíveis em algumas áreas. Nestes casos, podem ser usados outros substitutos.
Sugestão de substitutos:
- Para engrossar molhos, pode usar-se a farinha de batata (cuidado para não usar puré de batata em pó) ou a araruta em pó, pois não têm sabor e, por isso, não alteram o sabor dos molhos. Para o molho bechamel é mais aconselhável a farinha de soja ou de arroz.
- Para panados, a minha experiência tem-me mostrado que a farinha de arroz é a melhor para ser usada antes do ovo e, claro, pão ralado obtido a partir do pão sem glúten.
- Para bolos, massas para tartes e empadas pode ser usada uma mistura de farinhas. Esta mistura consiste de 30% de farinha de milho, 25% de farinha de soja, 25% de farinha de arroz, 20% de farinha de tapioca. Claro que esta não é uma receita rígida e algumas pessoas preferem umas farinhas mais do que outras.




RECEITA

Pão de milho

Ingredientes:
330g de farinha de milho
3 iogurtes naturais
1 ovo
6 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de mel
1 colher de café de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato
óleo para untar
farinha de milho para polvilhar

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 220oC. Unte uma forma do tipo bolo inglês de 20x10 cm, e polvilhe-a com farinha de milho. Coloque, numa taça, a farinha de milho, o sal, o fermento e o bicarbonato. Junte os iogurtes, o ovo, o óleo, o mel e misture bem. Verta para a forma e leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Desenforme depois de arrefecer.
Sugestão: Este pão conserva-se durante alguns dias numa caixa bem fechada. O mel pode ser substituído por açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário